quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ceará registra nove casos de microcefalia

O Ceará registrou cinco casos de microcefalia neste ano, dois a mais do que no ano passado.. As informações são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (17). No Brasil, foram registrados 399 casos. Pernambuco é o estado com mais casos da doença, com 268 diagnósticos. Em seguida, aparecem os estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), e Bahia (8).
A investigação desses casos está sendo realizada pelo Ministério da Saúde de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Comitês de especialistas apoiarão o Ministério da Saúde nas análises epidemiológicas e laboratorial, bem como no acompanhamento dos casos.
Além deste apoio, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de saúde orientações sobre o processo de notificação, vigilância e assistência às gestantes e aos bebês acometidos pela microcefalia. Essas informações serão constantemente atualizadas.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. O Ministério da Saúde informou que a epidemia de contaminação por zika vírus registrada no primeiro semestre é a "principal hipótese" para explicar o aumento dos casos de microcefalia na região Nordeste. O zika é da mesma família do vírus da dengue, porém menos agressivo, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics