Papa pede que espaço para mulheres seja ampliado na Igreja

Papa pede que espaço para mulheres seja ampliado na Igreja

- em Mundo
54

Declaração foi dada durante entrega do prêmio Ratzinger

papa Francisco pediu neste sábado (17), durante a cerimônia de entrega dos prêmios Joseph Ratzinger, que a presença das mulheres seja ampliada “nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não só no campo cultural”.

A declaração foi dada na entrega da premiação da Fundação Vaticana, que tem o nome do papa Emérito Bento XVI, à teóloga Marianne Schlosser. “Estou muito contente que o prêmio para a pesquisa e ensino da teologia foi atribuído a uma mulher”, disse. O líder da Igreja Católica ainda afirmou que “é muito importante que a contribuição das mulheres no campo da pesquisa teológica científica e do ensino da teologia, por muito tempo considerados como territórios quase exclusivos do clero, seja reconhecida cada vez mais”.

Para Jorge Mario Bergoglio, é necessário “encontrar um espaço mais amplo, coerente com o crescimento da presença feminina nos vários campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não apenas no campo cultural”.

“Desde que Paulo VI proclamou Teresa de Ávila e Catarina de Siena doutoras da Igreja, não há mais dúvidas de que as mulheres podem alcançar os mais altos picos na inteligência da fé”, acrescentou. Na cerimônia, o Pontífice ainda concedeu o prêmio Ratzinger ao arquiteto Mario Botta, que tem como valor acreditar que “a arquitetura deve ter um fim ético e não estético”. (ANSA)

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Papa Francisco nomeia novos bispos para dioceses de Apucarana e São João del Rei

Vaticano, 12 Dez. 18 / 11:00 am (ACI).-