Presidente da Assembleia faz balanço de gestão e agradece apoio de deputados

Presidente da Assembleia faz balanço de gestão e agradece apoio de deputados

- em Ceará, Destaque
12
O presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), apresentou, na sessão plenária desta quinta-feira (20/12), um balanço das atividades realizadas e da produção legislativa ao longo de 2018. “Foram mais de 814 pronunciamentos no Plenário, em 349 sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, além de 1.225 proposições apresentadas por deputados”, pontuou.

Zezinho Albuquerque agradeceu aos deputados pela parceria na 29ª Legislatura. “É com grande alegria que cumprimento os meus colegas parlamentares e sou muito grato a todos, pois foi um ano muito produtivo. Foi um prazer estar ao lado de vocês neste Plenário”, externou.

Segundo o presidente, tudo passa pela Assembleia, onde são votados projetos importantes para os cearenses. “É um compromisso que nós deputados temos com a população deste Estado, legislando e buscando sempre o melhor para todos”, salientou.

O deputado destacou  também ações importantes nos seis anos em que esteve à frente da AL. Ele agradeceu a todos os prefeitos, vereadores, lideranças e à população dos municípios que receberam a campanha Ceará Sem Drogas, que chegou, em 2018, à 27ª edição.

“Desde 2014, ano de criação da campanha, cerca de 65 mil alunos foram diretamente contemplados por este projeto tão bem-sucedido, que deve continuar em 2019, pois o Ceará sem Drogas é de todos”, apontou. O parlamentar acrescentou que, como desdobramentos da campanha, foi criado o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, além dos Comitês Municipais, para tratar do assunto na esfera local.

Outro ponto lembrado por Zezinho Albuquerque foi o trabalho do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, que, recentemente, recebeu um prêmio do Fundo das Nações Unidas  para a Infância (Unicef) pela elaboração do estudo “Trajetórias Interrompidas”. “São iniciativas como essas que demonstram como o Legislativo pode ter também um papel ativo na conscientização da sociedade para graves problemas que atingem a juventude”, observou.

O parlamentar também mencionou a realização do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, que teve mais de 80 convidados nacionais e internacionais.

Zezinho Albuquerque também ressaltou melhorias para os servidores, como a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras da Assembleia, que estabeleceu os critérios para ingresso e ascensão funcional da categoria; a construção do auditório Murilo Aguiar, com capacidade para 300 pessoas; a inauguração das instalações do Departamento de Saúde e Assistência Social e da nova central de serviços disponíveis para a população.

A construção do Anexo III da Casa, onde ficarão localizados setores de atendimento ao público; do estúdio panorâmico da TV Assembleia e a compra de novos equipamentos no formato digital; as obras de ampliação do Complexo de Comissões Técnicas, do Escritório Frei Tito de Alencar, do Centro Darcy Ribeiro, da 2ª Companhia Policial de Guarda e do Corpo de Bombeiros, do Protocolo e da Reprografia; além da instalação do novo controle de acesso à Casa, com novas catracas e sistema de biometria, também foram destacadas pelo parlamentar.

O presidente elogiou ainda a atuação do Procon Assembleia com 12 mil atendimentos, em 2018, dentre reclamações abertas e audiências de conciliação; e a da  Casa do Cidadão, que  prestou mais de 35 mil atendimento em 2018.

Outro destaque dado pelo presidente foi o desempenho da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que  lançou, em outubro de 2018, a modalidade em Educação à Distância, por meio da “Unipace Virtual”, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Ele citou também o Projeto Alcance, que  oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com mais de 3.500 alunos inscritos de Fortaleza e outros 29 municípios; e o ProjetoSuperação que  atendeu 153 estudantes.

O trabalho da Controladoria da Casa com a implantação do Programa de Educação Continuada em Controle Interno,ofertando aproximadamente 1.150  treinamentos para servidores da Casa também foi destacado.

O presidente também ressaltou  o projeto “O Parlamento e sua História”, do Memorial da Assembleia, que recebeu mais de 4.500 estudantes, de 118 instituições de ensino em 2018. Já o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) lançou 74 publicações no ano, enquanto o Departamento de Saúde e Assistência Social, realizou mais de 150 mil atendimentos nas diversas especialidades.

O deputado registrou ainda o trabalho desempenhado pela Procuradoria Especial da Mulher da Casa, que levou a Caravana de Combate à Violência contra a Mulher para 22 escolas, na Capital e no Interior. Zezinho acrescentou que, na área de recursos humanos, foram ofertados mais de 106 cursos, beneficiando mais de 2.220 servidores.

O presidente  parabenizou a FM Assembleia e TV Assembleia pela conquista de premiações jornalísticas ao longo do ano e destacou as inovações na Coordenadoria de Comunicação Social, como a criação do núcleo de Comunicação Interna e o fortalecimento das mídias digitais da Casa, que ganharam novas funções com mais diversidade na produção de conteúdo.

RG/RM

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Homem que vendeu rim para comprar iPad sofre com falência renal

Wang Shanghkun tem 25 anos e sofre com