Theresa May vai enfrentar voto de desconfiança nesta quarta

Theresa May vai enfrentar voto de desconfiança nesta quarta

- em Mundo
16

Processo pode retirá-la da liderança do Partido Conservador e, consequentemente, do posto de premiê britânica.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, enfrentará nesta quarta-feira (12) um voto de desconfiança sobre a liderança do seu partido, o Conservador. Seus correligionários conseguiram o apoio necessário para iniciar esse processo que pode retirá-la do comando da legenda e, consequentemente, do poder.

O presidente do Comitê 1922, que reúne o grupo na Câmara dos Comuns, Graham Brady, recebeu 48 cartas necessárias dos deputados do partido para convocar a votação.

Theresa May pode perder a liderança do partido se 158 dos 315 parlamentares conservadores votarem contra ela. Se ela perder, May deve renunciar e haverá uma nova votação dentro do partido para escolher um novo líder. Ela permanecerá líder e premiê, até que o seu o sucessor seja indicado. Se ela ganhar, May não poderá ser desafiada pelos correligionários novamente por um ano.

May reage

May defendeu sua liderança logo depois do anúncio de que ela estará em votação nesta tarde. Ela ressaltou que que uma mudança no comando do partido nesse momento poderia atrasar ou até parar o brexit.

“Um novo líder não teria tempo para renegociar um acordo de retirada. Então um de seus primeiros atos teria que ser estender ou rescindir o Artigo 50, atrasando ou até mesmo parando brexit enquanto as pessoas querem que continuemos esse processo”, disse May. O acionamento do Artigo 50 marcou o início do processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Ela fez um apelo para que seus correligionários permaneçam unidos “para servir nosso país”. “Estou pronta para terminar esse trabalho”, concluiu o pronunciamento, fazendo referência ao processo do brexit.

May cancelou uma viagem que faria para a Irlanda para tentar negociar uma base de apoio antes da votação, que está prevista para acontecer entre 18h e 20h (16 e 18h de Brasília). O presidente do Comitê 1922 afirmou que o resultado será anunciado o mais rápido possível ainda durante a noite.

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Homem que vendeu rim para comprar iPad sofre com falência renal

Wang Shanghkun tem 25 anos e sofre com